Clipart

Tipos de revestimento em gesso

Revestimento em gesso projetado: Neste tipo de revestimento em gesso, é utilizada uma máquina projetora que dosa e mistura a argamassa de gesso, além de aplicá-la, por meio de uma mangueira de projeção, em superfícies que podem ser feitas de concreto, alvenaria em bloco de cimento, alvenaria em bloco cerâmico ou pré-moldados de gesso, substituindo satisfatoriamente o chapisco, o emboço e o reboco. As vantagens de utilizar o revestimento em gesso projetado estão na rapidez do serviço, na redução do desperdício de material e na redução de profissionais necessários, além do acabamento perfeito que a técnica produz.

Revestimento em gesso acartonado: O revestimento em gesso acartonado consiste em fixar uma estrutura de gesso em placas metálicas, que evitam que o gesso corroa com a ação do tempo. Esse sistema é indicado para remodelar e reformar áreas degradadas e antigas e para aumentar o isolamento acústico e térmico em um ambiente. O revestimento em gesso acartonado pode receber qualquer tipo de acabamento e é bastante eficaz no funcionamento de instalações hidráulicas, elétricas e telefônicas. A instalação das placas de gesso acartonado pode ser feita diretamente sobre as paredes de alvenaria nivelada, com o auxílio de massa plástica para colar ou de forma intermediária, utilizando cantoneiras metálicas que são fixadas no piso e no teto, para que as chapas de gesso acartonadas sejam encaixadas.

Revestimento em gesso liso: O revestimento em gesso liso consiste na substituição do reboco com cimento e massa corrida pelo uso de uma massa à base gesso, em paredes de alvenaria. Esse tipo de revestimento pode ser aplicado de três maneiras: o sarrafeado nivelado, que utiliza faixas mestras para corrigir imperfeições; o sarrafeado na régua, no qual a régua e o esquadro auxiliam no nivelamento; e o desempenado, onde é aplicada uma fina camada na alvenaria, sem necessitar de correções de nível e ondulação.